Black Friday 2019: Você está preparado?
Black Friday 2019: Você está preparado?
Por Morgana Gollo
Como todo mundo sabe, a Black Friday é uma ação que começou nos Estados Unidos e já tem um tempo, faz muito sucesso no Brasil. A ideia é fácil de entender: dedicar a última sexta-feira do mês de novembro para um dia de muitos descontos e preços baixos.
E os bons resultados dos últimos anos permanecem em 2019. Segundo uma pesquisa divulgada pela Zoom, 95% das pessoas pretendem comprar algum item na edição deste ano.
Já estamos na contagem regressiva para este que é um dos dias de maior lucratividade para os lojistas e você? Está preparado?
Para aumentar as chances de sucesso nesta data, é preciso tomar certos cuidados, principalmente se é a primeira vez que o seu negócio fará uma ação de vendas. Por este motivo, separei algumas dicas para te ajudar a prevenir imprevistos e impulsionar as suas vendas!
Invista na Black Friday
Você já sabe, para aumentar os seus lucros, muitas vezes é necessário investir um pouco mais do que o normal para garantir um bom resultado. Em uma ação como essa, seu público precisa saber que encontrará promoções na sua loja. Por isso, inicie a divulgação com antecedência.
Utilize as redes sociais, e-mails marketing e/ou anúncios pagos para ter certeza que o seu cliente seja impactado. Apresente os itens disponíveis ou os descontos que serão aplicados e desperte o interesse do seu público.
Promoções novas e REAIS
Muitas lojas tem um péssimo hábito: dias antes da promoção elas aumentam os valores dos produtos, para na sexta-feira o desconto parecer maior. Em hipótese alguma faça isso, as pessoas percebem. Principalmente, os seus clientes mais próximos e fiéis. Essas pessoas já conhecem os seus preços, esse tipo de ação irá afastá-los e fazer com que percam a confiança na sua loja.
Além disso, fazer promoções não muito diferentes das que você já faz durante o ano, também não trará grandes resultados. Ou seja, invista e faça promoções boas o bastante para chamar a atenção e fazer com que os olhos dos seus consumidores brilhem.
Mantenha sua equipe preparada
Além de bons preços, um bom atendimento é fundamental para elevar suas vendas. Afinal, quem não gosta de ir em alguma loja e ser bem atendido?
Treine sua equipe para atender os clientes da melhor forma, com gentileza e empatia. Explique como funcionará a promoção durante o dia e instrua os vendedores para que, além de entregar o que o cliente busca, eles também apresentem os outros produtos da promoção. Entender a necessidade do cliente é um dos pontos mais importantes.
E fique atento ao movimento na loja, desde os dias que antecedem a Black Friday é necessário que os vendedores estejam ativos e sejam ágeis para lidar com o movimento e atender todos da melhor maneira.
Defina os melhores descontos
Antes de sair diminuindo os preços dos produtos, é necessário estudar os custos dos itens, para que não haja prejuízos. Portanto, faça uma análise do seu estoque e defina quais peças valem a pena entrar na promoção.
Tem uma loja online?
Se você trabalha com e-commerce, precisa de uma atenção redobrada nos primeiros horários do dia. Isso porque, logo após a meia noite é quando são registrados os maiores picos de tráfego online.
Outros horários de atenção, são no período de almoço e após às 18h. O mais indicado, é que o seu site esteja com uma navegação fácil, leve e preparado para suportar os picos de acesso, além de estar com todas as promoções aplicadas de forma correta.
Fique atento ao seu estoque
É importante que os itens da promoção, possuam um estoque alto. Portanto, faça uma análise prévia dos itens que mais saem e solicite uma maior quantidade para o seu fornecedor.
Além disso, é interessante observar quais os itens que mais tiveram saídas na última edição da Black Friday e, se ainda fizer sentido, garantir um bom estoque dessas peças. Essa data também é uma ótima oportunidade para vender aqueles produtos que estão parados já faz um tempo. Aproveite as promoções para movimentar o seu estoque.
Aposte em descontos durante toda a semana
Se você quer resultados ainda melhores, uma alternativa é prolongar a promoção. Desta forma, a Black Friday pode se transformar em uma Black Week e durar toda a semana ou continuar os descontos durante o final de semana.
Com a popularização da data no Brasil, muitos clientes já estão em busca de ofertas antes do dia oficial. Aposte na comunicação de forma que os visitantes entendam que haverá descontos ainda melhores na sexta-feira e deixe algumas ofertas especiais para o dia.
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