Quais são as vantagens do controle de estoque para minha loja virtual?

Para a sua loja virtual crescer no mercado, é indispensável possuir uma logística eficiente. A gestão de estoque é uma das atividades consideradas como uma grande aliada do sucesso no e-commerce. Isso porque ela é o elemento principal para a satisfação do cliente, garantindo o cumprimento das ofertas e dos prazos.

Porém, por mais importante que seja fazer o controle do estoque, essa tarefa pode consumir muito tempo de trabalho, inviabilizando a realização de outras atividades que são igualmente importantes para o negócio. Por isso, é comum se deparar com a seguinte pergunta: qual a melhor maneira de administrar e otimizar o investimento feito nesses itens? Pensando nisso, explicamos melhor qual formato de estoque você pode aderir para sua loja virtual.

Quais são os tipos de estoque para loja virtual?

Antes de realmente começar a fazer seu controle de estoque, é preciso ter noção dos tipos disponíveis para você escolher qual melhor se encaixa na sua loja. 

Estoque Consignado

Com o estoque consignado, o vendedor tem uma quantidade suficiente das mercadorias para a demanda. Porém, se algum produto parar de vender, ele poderá devolvê-lo ao fornecedor, pagando apenas pelos produtos vendidos, diminuindo os custos com o estoque.

Estoque Descentralizado

Neste tipo de controle de estoque, os produtos não ficam juntos somente em uma localidade, mas sim espalhados, a fim de reduzir os custos com transportadoras e diminuir o custo do frete para os clientes, além do tempo de entrega. Sua principal vantagem é a redução do tempo de entrega dos produtos, mostrando-se muito eficiente neste quesito. 

Estoque Compartilhado

Este modelo de estoque é mais vantajoso para aqueles que possuem loja virtual e loja física, pois permite que os produtos fiquem juntos num mesmo espaço físico, o que é bastante econômico. 

Dropshipping

Ao adotar o dropshipping, o vendedor compra os seus produtos conforme os pedidos vão surgindo. Esse modelo de estoque pode não ser recomendado, visto que a entrega dos seus produtos pode atrasar.

Este tipo de controle de estoque é indicado para os empreendedores que estão começando sua loja virtual e ainda não têm capital para investir em grandes estoques. Se este é o seu caso, escolha fornecedores de confiança e informe o tempo de entrega real aos seus clientes, para não desapontá-los.

Entenda a importância do controle de estoque para sua loja virtual

O bom controle de estoque é uma parte importante para o sucesso da sua loja virtual, pois possibilita a previsão da venda e compra de mercadorias, garantindo a eficiência e o lucro da sua empresa.

Ao realizar o controle de estoque de modo eficiente, você terá noção dos produtos que mais vende no seu negócio e poderá investir mais nesses, em vez de colocar dinheiro em produtos que não atraem tanto público.

A falta de um bom controle de estoque poderá trazer consequências danosas para a sua loja virtual, contribuindo para a possibilidade de prejuízos, impacto nas vendas e na produtividade dos funcionários. Tudo isso poderá afetar não apenas seus resultados, como também a imagem do seu negócio em relação aos seus clientes.

Se você não possui um controle sobre o que existe no estoque de sua loja virtual, ou mesmo sobre como ele é movimentado, você poderá incorrer em grandes perdas e prejuízos em seu negócio já que todos sabemos que estoque é dinheiro.

Listamos aqui 3 vantagens para você ter controle de estoque da sua loja virtual:

Facilidade na troca de produtos

A visão que o público tem de uma empresa também depende da qualidade dos serviços pós-venda, como as operações de devolução e troca de produtos. O controle de estoque da loja virtual não só aumenta a eficiência dos processos internos, mas também garante a qualidade desses serviços.

O cliente passa a ter o conforto de solicitar, por exemplo, uma troca via site. Com um estoque organizado o risco de não ter o produto passa a ser menor.

Mostra o giro de estoque e aponta quais os itens com maior liquidez

Com um estoque da sua loja virtual organizado, é possível você conseguir mensurar o que entra e sai de maneira mais organizada. Com isso, é possível ter insights para o que agrada mais o seu público, o que pode ser usado como estratégia em marketing digital, o que vale a pena colocar em promoção e o que deve ser deixado de lado para evitar prejuízos.

Cadastro de todas as entradas e saídas da loja virtual

Essa parte é importantíssima para o sucesso no controle de estoque. Registre todas as movimentações que ocorrem no seu inventário, incluindo trocas e devoluções. Isso serve para analisar ações importantes para a sua loja, como quais produtos devem receber mais investimento, quais você pode fazer uma liquidação e assim por diante.

Periodicamente, verifique se tudo está de acordo entre o estoque físico e os registros, para ter certeza de que tudo está sendo feito corretamente.

Agora que você já sabe mais sobre gestão de estoque na sua loja virtual, entre em contato conosco e conheça o melhor sistema para poder organizar seu estoque!


 205 Total,  1 Hoje

Gostou do Post? Compartilhe 🙂