Entenda o que é a automação comercial e as vantagens de investir no seu negócio

A automação comercial vem mudando a forma de trabalho de muitas corporações por simplificar o atendimento e as operações internas. O processo evita erros, uma vez que reduz ou até dispensa a intervenção humana.

O sucesso da tecnologia é justificado: cada vez mais, as empresas buscam a automação para agilizar as atividades que, muitas vezes, são feitas de forma manual. 

O que é automação comercial?

É tornar automático processos comerciais por meio de ferramentas e plataformas como softwares, buscando mais rapidez e eficácia na execução de cada trâmite, além de possibilitar uma entrega em menor tempo e com mais qualidade.

As modificações com a automação comercial, vão desde a estrutura básica da gestão de negócios até a forma que a empresa irá se relacionar com seus clientes e fornecedores, possibilitando decisões inteligentes. É um processo abrangente, e traz impactos positivos no processo de informatização da empresa, desde o PDV (pontos de venda), emissão de cupons fiscais, até os complexos softwares de retaguarda que consistem em um sistema ERP.

Quais são os benefícios da automação comercial para meu negócio?

Existem diversos benefícios em utilizar automação comercial para seu negócio. Neste artigo listamos alguns deles. Confira:

Melhor controle das despesas 

Alguns tipos de negócios permitem quantificar as saídas de estoque e de matéria-prima. Mas, em outros segmentos do varejo, como no food service, essa quantificação é mais minuciosa, exigindo ainda mais controle. Além de monitorar o volume de despesa, é importante classificá-las. Assim, você saberá onde está o maior custo. Essas são as informações para tomar as decisões corretas.

Para cada tipo de negócio existe uma média da distribuição do custo, considerando mão de obra, matéria-prima e demais despesas. Com a automação comercial, você terá em mãos a rentabilidade do seu negócio de forma mais prática e ágil.

Algumas ações são até possíveis de serem executadas manualmente, mas demanda mais tempo, e pode afetar outros processos. Contudo, se automatizado, você pode, por exemplo, mensurar o custo do produto e estabelecer o markup desejado ou ainda, definir metas de venda e despesas para acompanhar a progressão de ambas.

Tenha um atendimento mais ágil e eficaz
Com a automação comercial, você pode entender as necessidades do cliente, saber o que ele pensa do seu cardápio e da sua empresa, por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo, o que permite fazer um levantamento para definir melhor suas estratégias.

Assim, você pode adaptar algumas características do seu produto ou serviço, atendendo às demandas específicas do cliente. Há clientes que desejam o atendimento personalizado, nominal e dedicado. Porém, não podemos esquecer que a agilidade também deve estar presente no atendimento.

Controle de documentos fiscais

Muito além de gerar os documentos fiscais, é necessário conduzir outra tarefa para manter a empresa dentro dos compliances externos e internos: seu armazenamento.

Com um software apropriado, toda etapa de organização e armazenamento dos documentos fiscais são guardados na nuvem.

O acesso facilitado a cada um desses arquivos torna algumas tarefas muito mais simples, como: fechamento de caixa, controle de vendas (e seu tipo, como via cartão de crédito ou débito), giro de produtos e demais informações fiscais.

Organização e controle do estoque
Grande desafio para as empresas, controlar entradas e saídas de produtos do estoque pode ser complicado. Quando há alta rotatividade ou situações como sazonalidade, o controle via planilhas pode apresentar altos riscos.

Um sistema que automatize e integre essas etapas dá uma visão ampla de cada movimentação, possibilitando maior poder de previsibilidade para melhorar a tomada de decisões. Assim, sua empresa não sofre com faltas e nem excessos inesperados, favorecendo o orçamento.

Se o seu negócio pretende figurar de vez como competidora no mercado, é hora de deixar as velhas práticas para trás e olhar para o que é novo. É a vez da automação comercial entrar em cena, auxiliando todo seu processo de gestão. 


 151 Total,  1 Hoje

Gostou do Post? Compartilhe 🙂